Olá pessoal, tudo bem? estou aqui para trazer uma curiosidade, sobre um carro que não foi muito comum no Brasil! E se for analisar também não é bem um VW, mas vale apena falar deste carro! Um modelo raro, polêmico, um divisor de opiniões entre os fãs da Porsche!

VW Karmann Ghia 1970

Karmann Ghia, o Esportivo da VW que no final da década de 60 já sentia a idade de seu Projeto

Ele o Porsche "Popular", o modelo 914, que na Europa e nos estados unidos é considerado o "sucessor" do Karman Ghia, o carro que surgiu por conta de uma amizade entre Henrich Nordoff e Ferry Porsche(filho de Ferdinand Porsche e projetista do Porsche modelo 911) .

Esta história se inicia no final da década de 1960, por volta de 1969, pois ambas as empresas: Porsche e Volkswagen tinham brechas em seu catalogo de veículos a Porsche já via a necessidade de substituir seu modelo de entrada, o 912, e o Karmman Ghia o esportivo da VW já sentia os efeitos do tempo.

O Porsche 912 já sentia os efeitos do tempo do seu projeto

O Porsche 912 já sentia os efeitos do tempo do seu projeto

Pois bem, por uma situação ou "ironia do destino" devido a um encontro entre Nordoff e Porsche, surge esta máquina (que não chegou a terras tupiniquins, por motivos óbvios, devido as importações terem sido fechadas), inicialmente idealizada para o mercado norte americano, e o mercado europeu (que estava a pleno vapor após se recuperar da segunda guerra). Eis que ainda no ano de 1969 o carro é apresentado no salão de genebra, surpreendeu bastante por suas características bem incomuns a ambas as marcas.

 

Além do desenho um tanto "quadrado" ele trazia novidades para aquela época como os famosos: "Faróis  escamotáveis", para quem não conhece, são os faróis que se "escondem" no capô quando não estão sendo utilizados, uma inovação que fizera muitos fãs de Porsche "torcerem o nariz".

Farol Escamotavel Porsche 914

Porsche 914 e seus famosos Faróis escamotáveis!

Mas como era de se esperar da fusão entre as duas marcas, ele vinha com mais alguns "apetrechos" como o seu teto removível que podia ser guardado em um espaço próximo ao motor do carro, além de um painel esportivo, digno de um carro feito e desenhado na fábrica de Stutgart!

Motor Boxer Porsche 914/6

O Famoso motor Boxer 6 Cilindros 2.0 que equiapava a versão mais "Apimentada"

Porém como nem tudo são flores na história de qualquer projeto, devido a algumas situações internas, a Volkswagen desiste do produzir o modelo, porém começaria a vender para a fábrica de Stutgart chassis e motores Boxer

Painel do Porsche 914

Marca registrada da Porsche, conta giros ao centro no lugar do velocímetro Tendência que se tornaria cada vez mais comum aos carros da Porsche.

4cilindros a preços mais baixos, assim o porsche de entrada viria em duas versões, o 914-4 com motor Boxer 4 cilindros 1.700cc com 85hp e o 914-6 com o famoso Boxer 6 cilindros Porsche de 2.0 Litros e 110cv, sendo ambos os motores centrais.

Como tudo um dia chega ao fim, após vender 115.631(sendo a maioria exportados para os estados unidos) veículos a Porsche decide parar em 1976 a produção deste modelo, que havia ganhado o apelido no sentido pejorativo de "Volksporsche", se tornando assim um fracasso de vendas na Europa
Anuncio Comemorativo de 100.000 Unidades!

O caso 914/8:

Este modelo não chegou exatamente a sair para rua, fora mostrado pela Porsche no 40º do modelo em seu museu, comemorava os 60 anos de Ferry Porsche em 1969, era dotado de um motor de 8 cilindros de 300cv, sendo um dos dois únicos modelos com esta motorização a ser produzido, o outro modelo foi entregue a Karl Lotz do qual permanece com o mesmo até hoje

Abaixo algumas especificações das versões para a galera se deliciar!

Versões:

Porsche 914-4
Motor: 1700cc
Tipo de Motor: Boxer 4cilindros contrapostos VW Central
Alimentação: Injeção de combustível
Potência: 85cv (SAE)
0 a 96km/h em 13,9s
Velocidade Max: 175 km/h

Porsche 914-6
Motor: 2000cc
Tipo de Motor: Boxer 6cilindros Porsche Central
Potência: 125 cv (SAE)
0 a 96Km/h em 10,3s
Velocidade Max: 192km/h

Abaixo, algumas imagens para conhecer melhor esta maravilhosa máquina!

Porsche 914 anuncio comemorativo

Anuncio Comemorativo de 100.000 Unidades!

Raio X Porsche 914/4

um "Raio-x" do 914/4

Propaganda Porsche 9141973 red Porsche 914s 914 S color photo ad

Propaganda Porsche 914Propaganda Porsche 914

Propaganda Porsche 914 Propaganda Porsche 914 Montanhaad_porsche_914_mountain_bw_1972

Fontes:
http://www.1302super.com/page8a.html
http://quatrorodas.abril.com.br/classicos/grandescarros/vw-porsche-914-479444.shtml
Wikipédia.
http://www.productioncars.com/vintage-ads.php/Porsche/914

Leia Também